OOOI pessoal. Hoje, eu e a Aninha estaremos escrevendo sobre um clipe que nos abalou muito. Consideramos um dos melhores da banda. O clipe não é tão recente... Já estavamos planejando em escrever sobre ele, mas não tivemos tempo. Agora, nós estamos mais relaxados e escreveremos sobre ele. O clipe de hoje é o tão falado “This Is War”.
Como muitos já sabem, o clipe deu o que falar. Primeiramente com a letra. São versos reveladores que nos trazem uma suposta guerra. Mas que Guerra e quando? Seria a tal 3ª Guerra Mundial? Será que ela está mais perto do que imaginamos? É isso que veremos agora.
“Se não acabarmos com a guerra, a guerra acabará conosco.”
H.G.Wells.
O clipe inicia-se com a visão de um satélite sobre a Terra. O satélite avista um carro em um lugar obscuro, um deserto que parece estar silencioso. Porém, tem soldados (Jared e companhia. rs, brinks.). Jared com uma arma mira em seus adversários para que cada um morra naquele lugar. Vemos cenas no clipe como espécies de “mensagens subliminares”. As mensagens surgem junto com palavras e críticas feitas da banda para o governo.
“Solder” - Soldados juntamente com o tanque numa guerra desnecessária, feitas por motivos egoístas como todas as outras. Um exemplo de uma das piores e recentes: EUA x Iraque. Motivo: supostas armas atômicas. Invadiram, fizeram um povo (em sua maioria) inocente agonizar para achar canos abandonados na Faixa de Gaza no fim.
“Civilian” - civis. Inocentes agonizando, correndo, fugindo, sentindo na pele as dores da guerra feita por motivos egocêntricos de um(a) presidente com pensamentos absolutistas.
“Martyr” - uma mulher de preto com braços erguidos, a mártir por perder alguém que lutou nesta guerra e depois se render a ela pela dor ser tamanha. Seu pensamento é voltado a Deus, que, em seu pensamento, a abandonou em meio dos estilhaços e das balas.
“Victim” - pessoas inocentes feridas pela guerra. Pessoas como nós, que sofrem pelo mesmos motivos que os nossos, que se alegram pelos mesmos motivos que os nossos, que vivem como nós mas que foram atingidas por uma guerra que apareceu na porta se suas casas sem pedir licença e fez das ruas um campo de batalha.
E, soldados (como o Jared no clipe) tem ordens de não ter piedade e atirar em todos.
"Moment Truth" - O presidente Kennedy lutando pela proteção do povo na época de seu mandato (na Guerra fria). Para nós, foi um dos presidentes (senão, o presidente) mais prudente da história do EUA, suas providências eram para a proteção se seu país e da sua ideologia capitalista.
“Moment Lie” - o ex-presidente Bush. Um dos maiores mentirosos da história. Sim, mentiroso. Foi uma mentira seu motivo da Guerra do Iraque, foi uma mentira que esta guerra (Iraque) não foi uma represália a Guerra do Golfo, foi uma omissão dele não dizer ao povo que Osama Bin Laden foi treinado pela CIA durante seu governo, porém se revoltou contra suas ideologias e usou de seu treinamento uma forma de aterrorizar as mentes do povo estadunidense, foram tantas mentiras!
E cenas de guerra explodem o clipe. Dentre elas, algumas da recente revolta do Mundo Árabe.
E as cenas continuam...
"Liar" - um político dos EUA. Afirmando a crença popular: os políticos mentem.
"Honest" - Mahatma Gandhi. Um dos maiores pregadores da paz que existiu neste planeta, suas frases marcaram e marcam o coração de cada um que as lê.
"Leader" - os grandes líderes da história: Winston Churchil (do Reino Unido), Franklin Roosevelt e Stálin. Cada um em seu país, comandando da maneira mais adequada e prudente o possível.
“Pariah” (uma pessoa sem casta, um puro, porém marginalizado - dalits) - outros grandes líderes: o que eu acredito der o ditador da Coreia do Sul, Fidel Castro e Sadam Hussein. Com certeza essa é uma das maiores críticas do clipe. Já percebeu que estes foram (e são) os opositores a ideologia capitalista estadunidense? Por isso "sem casta", por que para os EUA eles são inimigos declarados.
Reparem que na música há “the victim, the Messiah”, sendo que ela não aparece no clipe, fazendo uma crítica de que o messias não foi encontrado nesta geração de guerras.
E novamente o “Moment Truth”, agora apresentando Martin Luther King, o candidato ao primeiro presidente negro na história, porém seu assassinato fez com que ele não assumisse o poder. A verdade é que ele lutou pela igualdade, foi honesto, verdadeiro. Pena que nos EUA existe grupos chamados Ku Klux Klan, que se acham superiores por serem brancos descendentes de europeus. (Se quiserem saber mais, recomendo que assista "Mississipi em chamas" (Mississipi burning), um filme de 1988 que retrata bem a perseguição aos negros nos EUA).
"Live" - foguete indo para o espaço. Eu vejo como uma fuga, já que nós estamos destruindo o planeta que vivemos e logo ficaremos sem lar, portanto, estamos a procurar outras saídas, outros planetas habitáveis para que nós destruamos mais tarde também. Mas não esqueçamos da Guerra Fria, quando a indústria bélica foi revertida em tecnologia para o nosso dia-a-dia (nos EUA, enquanto a URSS faliu por conta disso).
Ao lado, está "Die" - o funeral daqueles que se foram pela tragédia causada por imprudência e descaso de uma nação.
"RESIST" - uma mensagem escrita em meio ao Memorial de Washignton, onde está uma das maiores estátuas dos EUA, estátua de Lincoln. Com certeza, há outra crítica aí. "Resista, isto tudo um dia passará apenas de memórias"
De repente; tanques, helicópteros, placas metálicas, e até o carro deles; tudo é arrastado por uma força maligna. Os soldados desesperados tentam se defender, mas a força é maior. Reparem que algumas cenas rápidas de triângulos, alusão a hurricane.
Mais cenas de guerra aparecem entre soldados e pessoas... Todos aqueles objetos encontram uma massa maior de vários objetos que foram arrancados por essa força óvni que no final do clipe é revelada: uma pirâmide. Pirâmide essa que é um símbolo dos maçônicos e que também apareceu em “Hands” do The Ting Tings. As últimas palavras do clipe são “Brave New Word” – Admirável Mundo Novo. Essas palavras são o título do livro de Aldous Huxley que fala de um futuro onde as pessoas serão dominadas e comandadas para viver em harmonia.Também foi comentado no post So clap your hands if your working to hard ♫ .O clipe nos traz uma severa mensagem de paz. Desde cenas passadas rápidas até pequenos detalhes como a bandeira dos USA virada. Mais uma“crítica política, qfirmando que eles são contra ao governo, são “divergentes”.
Estamos vivendo em um Mundo que está em constante guerra. O bem e o mal lutam para que a humanidade cresça e evolua. Mas até quando existirá essas guerras civis? Até quando tantas pessoas inocentes morrerão? Até quando o Planeta sofrerá por tudo isso? Até quando o capitalismo arrancará o bem dos seres humanos e nos fará guerriar por inutilidades? A farsa, estratégicas políticas,estão nos cegando e tirando nosso valor. Vamos lutar por isso. Temos na música, alguns trechos que são ditos aos soldados antes da guerra: "Nós vamos lutar até a morte, até a extremidade da Terra. É um mundo novo e valente do último até o primeiro" e "Eu acredito na luz. Levante suas mãos para o céu, a luta acabou, a guerra está ganha". E é isso que os meninos da banda querem que nós façamos, não temos que ficar de mãos atadas vendo tudo se passar. Vamos agir, mas com consciência, estamos cansados de perder pessoas honestas. QUEREMOS PAZ!
Bem pessoal, esperamos que tenham gostado do post, like us. Até a próxima :D
Letra e Tradução
Gabriel Almeida & Ana Luiza Pereira