segunda-feira, 6 de junho de 2011

You build up hope but failure's all you've known ♫



            Olá pessoal! Como vão? Pois é, o blog está abandonado, nos da equipe sabemos bem disso, e tivemos que dar um tempo por problemas escolares. Sabe né? Mas agora isso são águas passadas, estamos respirando ares de “quase-férias” chegando...

Bem, o clipe dessa semana é “Iridescent” do Linkin Park (claro! Olha quem está escrevendo isso... xD #brinks).
O clipe foi lançado no dia 02 de junho deste ano e foi dirigido por Joseph Hahn (Ou como é conhecido, Mr. Hahn, o DJ da banda). O gênio (pois é isso que Hahn é: um gênio tanto dos remixes quanto de produção de clipes) deixou sua marca neste clipe; fez uma ótima crítica ao o que está por vir e mostrou a proposta de A Thousand Suns há muito discutido pelos fãs.
Bem, vamos ao clipe.

O clipe, para mim, foi um pouco nostálgico. No primeiro momento temos o transporte ao mundo do irreal, da ilusão, do que pode se tornar real daqui a uns anos. O clipe começa com alguém fitando uma grande mão chegando perto de encapuzados. Isso me remeteu ao Juízo Final. Quando Deus vem à nós separar quem é bom e justo de quem é ruim e maldoso. Por que estamos encapuzados? Porque muitos de nós nos esquecemos dos propósitos de Deus. Muitos de nós nos desrespeitamos, ameaçamos a nossa mãe natureza e nosso bem estar pelo dinheiro e pelo egoísmo.
Flashes de ossos e de um trono nos aparecem e a música começa com Mike com um olho de cada cor segurando uma cobra. Logo aparece um robô, não se sabe onde, estudando as constelações. Novamente, um flash do que me pareceu um exército, e no trono surge uma pessoa. Porém, volta a figura dos robôs, como eles surgiram ao doce som da guitarra de Brad Delson (que está ao fundo). Da pessoa que surgiu do trono (Chaz Bennington), aparece um holograma da cabeça de um robô enquanto ele via surgir outros. Na mesma cena, mas vista de ângulo diferente, vemos Phoenix (o baixista) vendo-a também.
Essa cena foi uma das mais nostálgicas. Por que? Quem de vocês viram o clipe Pts.Of.Athrty? Neste clipe da época do Reanimation (2º CD da banda) mostram os LP guys como “cabeças falantes” controlando e dando vida a um exército de robôs. Mas falaremos mais sobre este clipe mais tarde... Há muito que se comparar!
Uma luz surge atrás de um alguém, depois, Joe Hahn (DJ e produtor deste clipe) aparece trajado como um perfeito e antigo Masutā (mestre de alguma coisa, em japonês) de braços abertos e do “chão” surgem equipamentos de som que darão o estímulo para os robôs que precisam. (Como em Pts.Of.Athrty, que, enquanto eles cantavam, mais vida os robôs tinham).
Começa o refrão, donde aparece Chaz cantando e hologramas de planetas atrás dele e de suas mãos, as estrelas.
Contudo, aparece outra imagem, uma cena de guerra e destruição feita pelos robôs das cenas anteriores. O que me remete novamente a Pts.Of.Athrty, já que os robôs criados e controlados pelos LP guys, nesse clipes, iam guerrear por um mundo melhor e surreal, que alcançam ao final.
Novamente aparece a imagem do alguém e da luz. Porém, com boxers correndo ao lado do alguém desfigurado, porém com o corpo do que me pareceu uma mulher. Os boxers parecem vir correndo na direção da confraternização da banda. Onde os seis estão à mesa a partilhar, estilo “A Santa Ceia de Cristo”.
Novamente, flashes. O “trono” de Chaz com hologramas de planetas ao redor e estrelas atrás, e BumbleBee lutando na guerra de robôs. Sim, BumbleBee, o segundo Autobot mais famoso, aparece no clipe como participação especial (#brinks xD) como no clipe New Divide que teve cenas variadas do filme de Transformers. Quem sabe Iridescent não é um spoiler do filme?
Novamente, o refrão. Mike e a cobra, Chaz e atrás labaredas de chamas. Mas afinal, o que as labaredas significam? Fácil! A destruição proveniente da guerra das máquinas (robôs). Mas o que Chaz é? É essa a questão.
Vocês perceberam que todos eles estão com olhos tão claros? Está super chamativo, eu sei, mas ainda houve gente que não viu este detalhe. Pois bem, estes olhos são o que eu digo “olhos para o futuro”. Estamos tão concentrados no que o futuro pode nos proporcionar em termos de conforto e tecnologia que nos esquecemos e pouco nos contentamos com o que já temos. Chaz nos mostra isso. Ele está “no seu trono” pois é ele que controla as máquinas que vão à guerra ao invés de nós neste futuro, as estrelas atrás de seu trono me fez pensar em como é bom vê-las nas noites claras, os planetas, me fez pensar em como é grande o universo e como é bom estar vivo e poder desvendá-lo!
Mas e o Mike? Por que ele só tem um olho claro? Por que ele está sentado em um trono de ossos? Porque ele vê as coisas como são. Ele vê que precisamos também da natureza para viver e não da sua destruição. Os boxers? Uma ilusão da luz e da mulher desfigurada, talvez. Ou, quem sabe, uma lembrança simples e singela de como o mundo era iluminado e cheio de vida e de como foi se tornando com o passar dos flashes e luzes. Mas uma coisa é fato. Mike, no clipe, quer nos mostrar que tem o pé no chão. Ele é a pessoa que sabe que o mundo precisa de avanços tecnológicos, mas não só deles.
Outra coisa, vocês perceberam na cena do Joe que pessoas estavam acima dos equipamentos? Pessoas a lutar como no passado. Porém, como disse, Joe é um Masutā, ou seja, tal forma de combate seria a estilo japonês milenar antigo.
Por que a cobra? Fácil! Algum de vocês se lembra dos ditos bíblicos? Ditos, nos quais, condenaram a cobra a rastejar pelos séculos sem fim desde os tempos do Jardim do Éden. A cobra significa a maldade que ainda há no coração de cada e que há no coração das máquinas do clipe. A ceia é realmente a última, pois, após a guerra, não se sabe se eles ainda estarão vivos ou não.
Agora, nos é imposta uma luz ao centro com uma figura encapuzada a se aproximar. A mulher desfigurada volta a aparecer e junto dela outros mais que não mostram seus rostos.
Naves a voar, Mike a surgir numa espécie de portal com asas de anjo, porém seu paletó há chifres de bode, ou boi, ou algo parecido. Um novo anjo é imposto pela luz. Um anjo de asas diferentes, asas de todos os tipos de animais. As máquinas se montam e desmontam, Joe parece se afastar da mesa que mais parecia conter suas lembranças do passado distante. Chaz se deixa levar pelas estrelas que rondam seu trono, uma grande bola de estrelas e luz se forma dele. A bateria do Rob toca irradiado pela luz dessas estrelas. As lembranças de Joe recomeçam a reviver. Aparece cada cômodo da “nave” em que eles se encontram e os olhos de um robô vendo e suas engrenagens processando. Mais robôs surgem da terra para destruir um monstro robô. E Mike a cantar no seu trono de ossos e vendo tudo de uma perspectiva diferente. O clipe acaba com a bola de estrelas ao redor de Chaz se esvaindo e as pessoas das lembranças de Joe correndo.
Mas o que significa?  O portal, para mim, é a nossa rota de fuga. O anjo diferente são as várias pessoas que tentam ajudar de alguma forma o meio ambiente. Joe fitar suas lembranças “vivas” em cima da tecnologia de aparelhagem de som é; não tente voltar o passado, pois quando chegar a certo ponto do futuro, você poderá se arrepender e aí será tarde demais. A parte do robô me lembrou aqueles velhos ditados: “todos tem seu lado bom” (as engrenagens pareceu-me mudar um pouco o robô, fazer com que ele ficasse menos ameaçador a mim) e “uma andorinha só não faz verão” em relação ao monstro robô (já que houve uma união dos robôs para exterminar um inimigo em comum). A bola de estrelas do Chaz para mim é como se fosse nosso egoísmo que cresceu em proporções inimagináveis e vem destruindo a nós mesmos. Mike sentando no trono conseguindo ver toda guerra faz-me lembrar nós, que vemos tudo pela TV, mas, até quando vamos fazer isso? Até quando não vamos brigar para um mundo, um país, um estado, ou uma cidade melhor?
Iridescent é isso. Ele veio nos mostrar que se não tentarmos gritar por um mundo melhor, se nos acomodarmos, as máquinas farão tudo por nós, até nos destruir. E, quando isso acontecer, cadê a sua fé, cadê o seu robô para te salvar?
A maior crítica do clipe é; iridescent significa iridescente, ou seja, que reflete as cores do arco-íris (como um diamante quando recebe um feixe de luz), porém o clipe é em preto e branco. Por quê? O clipe é uma realidade alternativa, uma coisa que ainda pode nos acontecer ou não (depende da gente), ele é preto e branco porque NÓS, seres humanos, estamos escolhendo um futuro com essas cores, tons cinza, cores de guerra. Nós não nos damos conta do quando é lindo se maravilhar com o arco-íris e suas cores após um dia de chuva. Nós perdemos esta sensibilidade!
É essa, meus caros amigos, colegas e leitores, a proposta feita por Rick Rubin e Mike Shinoda em A Thousand Suns. Mostrar o que estamos perdendo, o que vamos perder e se há um jeito de mudar.
Pensem! A Thousand Suns, em si, foi feito para nós pensarmos no que estamos fazendo da nossa vida e do nosso mundo, que é o nosso lar. O que nós estamos fazendo com nós mesmos enquanto uma sociedade. Critique-se e aos outros também! Pense em mudar e em como mudar! E, aos poucos, quem sabe este futuro preto no branco não se torne um pouco mais colorido?

Nota: Uma coisa é fato; eu, como muitos fãs, também não gostei de ATS. A musicalidade é totalmente diferente do que amamos do LP de antigamente. Mas, LP já tem 15 anos, e são eles que decidem a hora de mudar e não os fãs, nós o seguiremos por onde quer que vão, mostrando todo o nosso amor e o quanto eles são especiais a nossas vidas. Porém, depois que eu li as traduções de todas as músicas do ATS, vi toda a proposta, eu passei a gostar um pouco mais. Por quê? LP na minha vida sempre foi um alerta. Suas musicas sempre me alertavam o que eu tinha que mudar em mim para ser uma pessoa melhor. Sou quem sou graças a muita ajuda/alerta deles.

Enfim, espero que tenham gostado! :D Até a próxima!!! õ/


Ana Luiza Pereira





0 comentários:

Postar um comentário

Olá internautas!
Por favor, ao comentar no blog, comente algo instrutivo. Não diga qualqer coisa que foi pensada ligeiramente. Use sua inteligência de ser humano, você é capaz.
E Volte Sempre!

 
Copyright 2012 Tensitude Máxima. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates