domingo, 6 de fevereiro de 2011

Shakespeare & Co.

         Olá leitores do Tensitude! Hoje, vou escrever um pouco sobre o universo de uma livraria especial, que me conquistou quando olhei suas fotos pela Internet.
           Desde criança, quando eu tinha que inventar alguma profissão, eu queria ser dono de uma livraria – ou expert em bombas, mas isso não vem ao caso agora. – e sempre imaginei uma que fosse estreita e alta, com grandes janelas na frente e um turbilhão de livros dentro! Livros nas prateleiras, no chão, no teto, nas bancadas, em todos os lugares. E quando vi a imagem da Shakespeare and Company, ela me revelou tudo que imaginei quando criança.

            
         Localizada em Paris – mas especializada em literatura inglesa - e próxima à Catedral de Notre Dame, a Shakespeare, hoje ficou mais famosa para os turistas por causa do filme “Before Sunset” (ou “Antes do Pôr-do-Sol”, aqui no Brasil. O filme conta a continuação de “Before Sunrise”, onde um homem e uma mulher se encontram num trem e o resto do filme não cabe a mim contar. Mas o interessante é que o segundo filme se passa nove anos depois (realmente se passaram nove anos, Before Sunrise é de 1995 e Before Sunset de 2004) para contar o que aconteceu com aquele casal e mais, os atores são os mesmos, o que dá mais realidade ao filme. Mas enfim voltando ao assunto principal... A livraria é considerada pelos críticos como a mais charmosa do mundo, e deveras! O ambiente de corredores, que mais parecem formar um labirinto, com estantes lotadas de livros; os mesmos encaixados das mais diversas maneiras possíveis nas prateleiras – seja inclinado, deitado ou de cabeça para baixo – para que possam caber nelas; o estilo antigo do prédio; o feelling de Paris! Tudo isso misturado, é a composição da Shakespeare and Company.
            No segundo andar da livraria encontramos vários livros que podem ser lidos por qualquer um – ao contrário dessas que você nem pode encostar e já dizem que leu e tem que comprar -, também há fotografias de várias pessoas que por ali passaram e bilhetes escritos para o fundador, George Whitman, dizendo o quão gostaram da livraria, agradecendo por ela existir etc. E num canto reservado, uma saleta onde está encontrada sob uma pequena mesinha, uma máquina de escrever, onde as pessoas podem escrever e deixar seus contos.



Além de tudo, ela também acomoda alguns viajantes no seu prédio, mas com a condição de escreverem uma autobiografia de uma página para serem aceitos; lerem uma certa quantia de livros e participarem do chá aos domingos. Claro que, todos eles são jovens que possuem aspirações literárias; todos que passam pela Shakespeare estão escrevendo algo, seja um romance, uma peça ou qualquer coisa do gênero. Não posso deixar de imaginar como deve ser viver nessa livraria, imerso no submundo dos livros e saboreando a todo instante, essa atmosfera parisiense numa livraria inglesa.
            Até o próximo post, pessoal! Ah, e qualquer dica sobre alguma matéria que você quer ver aqui no Tensitude, é só mandar a sua ideia para o Twitter do @pedroviegas ;D
Téo Bosi
        

4 comentários:

  1. post bacana!

    quiser eu ter acesso a livrarias assim!

    ^^

    Manuscrito.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, adorei a aparência do blog. Super simples e simpática =), parabéns.
    E ADOREI saber dessa livraria. Realmente muito fofa. Já tenho um local para ir quando for a Paris rsrs, é meu sonho ir lá. E livros é algo que muito amo e acho que as lojas na França em si tem esse "lance" de misturar simplicidade e elegância. Gostei mesmo!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livrarias, essa parece ser especial mesmo. Gostei do blog

    ResponderExcluir
  4. Pessoal agradeçemos muito o comentario de vocês!
    A colaboração de vocês é imensa por nós.
    Essa livraria realmente é lindíssima, cheia de livros e com o ar parisiense, simplismente incrível. Quem tiver a oportunidade de ir a essa livraria, ah, nossos parabéns!
    Voltem Sempre!

    ResponderExcluir

Olá internautas!
Por favor, ao comentar no blog, comente algo instrutivo. Não diga qualqer coisa que foi pensada ligeiramente. Use sua inteligência de ser humano, você é capaz.
E Volte Sempre!

 
Copyright 2012 Tensitude Máxima. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates