segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um Rio de Janeiro revolúcionário, a nova Cidade Maravilhosa!


Olá leitores! Hoje irei fugir bastante do assunto de livros, mas eu tinha que dividir essas imagens aqui no blog. Pois bem, algum de vocês mora no Rio de Janeiro? Se sim ou se não, está na hora de conhecer um pouco mais sobre alguns locais da nossa querida Cidade Maravilhosa.

Palácio Monroe



Praça Monroe:



O Palácio Monroe foi construído aqui no Brasil em 1906 e demolido na década de 70. Muitos dizem que foi por causa da construção do metrô da cidade, mas há histórias sobre rivalidade do então presidente militar Ernesto Geisel e do filho do projetista do Palácio, Coronel Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Além do apoio de Roberto Marinho – é, o da Globo mesmo. – e Lúcio Costa.

E.F. D.  Pedro II



Construção da Estação



Estação Central do Brasil



A antiga Estação Ferroviária Dom Pedro II é renomeada em 1889 para Central do Brasil por causa da queda da monarquia. E na década de 40, com a finalização da construção do atual prédio, ela é finalmente demolida.

Mirante Chapéu do Sol



Cristo em Construção



Pois bem, pasmem. Esse mirante, conhecido como Chapéu do Sol, era o que enfeitava o topo do Corcovado antes da estátua do Cristo Redentor.
O Cristo foi inaugurado em 1931 e o mirante demolido em 1942, por estar já enferrujado.
Note na segunda foto, a presença do Mirante.

Mercado Municipal do Rio de Janeiro



Elevado da Perimetral e o Mercado Municipal



O que restou do Mercado Municipal



Se vocês perceberem bem, na primeira foto, já há a presença dos primeiros pilares do monstruoso Elevado e na segunda, por volta dos anos 60, o mercado foi divido pelo mesmo e já está começando a ser desmontado. De toda essa estrutura sobrou apenas a torre da terceira foto.

População no ano de 1907



Por causa do tamanho da imagem, talvez vocês não possam ver, mas estão aí o número de habitantes e o coeficiente de casamentos de 7 cidades brasileiras.
Assim está escrito:

Rio de Janeiro (Distrito Federal) – 833.643
S. Paulo – 286.000
Porto Alegre -100.000
Curityba – 57.000
Nictheroy – 45.000
Florianopollis – 35.000
Bello Horizonte – 17.000

O interessante é a gramática da época e que, de acordo com estes índices, o Rio de Janeiro possuía o menor coeficiente de casamentos, mas Niterói, do outro lado da Baía de Guanabara, possuía o maior.

                                                                                                               Teodoro Bosi

5 comentários:

  1. Tenho uma enorme vontade de ir ao Rio! Gostei da sua aula de história. Adoro ver coisas antigas, cara. muito massa. (:

    ah, se quiser assistir o vídeo e ler e comentar nas outras postagens, sinta-se à vontade.
    http://helianthusannuuspravoce.blogspot.com/

    :**

    ResponderExcluir
  2. O Rio de Janeiro realmente é lindo, e as pessoas que moram nele, tem uma grande sorte!
    Com certeza estaremos visitando seu blog, e o Pedro Viegas estará seguindo!
    Agradeçemos sua visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Sou do Rio. A cidade é linda e cheia de atributos. O artigo de vocês ficou excelente, bem completo. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Nós também somos do rio. E o Teo fez um singela homenagem ao Rio.
    Agradeçemos sua visita, e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem. Realmente o Rio é maravilhoso, apesar de tudo que fizeram com a cidade, capital da colônia, única cidade capital de um reino europeu, o Império colonialista do reino de Portugal Brasil e Algarves, única capital imperial das Américas, capital da República, até ser violentada pelo Estado em uma série de ações decorrentes da transferência da capital nacional para Brasília. Imaginem que não temos preservado o Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista como preservação da história monárquica deste país, hoje um museu mal cuidado, com uma coleção totalmente eclética e desconexa entre si, que não deixa de ser importante, entretanto, desvinculada à história do edifício. Especificamente o centro histórico onde é a Praça XV, temos o núcleo urbano mais importante da cidade, e é justamente esta área uma das mais violentadas pela megalomania e descaso com o Rio de Janeiro da era JK / Negrão de Lima, que assassinaram cultural e arquitetonicamente esta área da Praça XV e praça Mauá. Imagine que você viaja e visita cidades europeias e vê claramente o sentido de preservação e da idéia e noção de PATRIMÔNIO, o que deveria ser ensinado nas escolas, e o respeito da população com seus bens materiais e imateriais. A destruição do Mercado da Praça XV, da Escola de Medicina da Praia Vermelha, do Monroe ( antigo Palácio São Luis ), isso para ficar somente em poucos exemplos, tudo isso foi um crime de lesa cultura e lesa arquitetura. Hoje felizmente, seja pela idéia de preservação ou meramente de reabilitação, teremos a área da perimetral e seu entorno reabilitados, mas não confundamos crescimento com desenvolvimento, um pressupõe quantidade o outro qualidade. Vamos ver se o Rio resgata, após quase meio século de ostracismo, o seu brilho de capital cultural que sempre foi sua característica maior. Sejamos patriotas e acima de tudo Cariocas e Fluminenses ! Preservemos nossa capital, nosso lar, nossa cidade, sua riqueza cultural e natural. Viva o Rio de Janeiro !!

    ResponderExcluir

Olá internautas!
Por favor, ao comentar no blog, comente algo instrutivo. Não diga qualqer coisa que foi pensada ligeiramente. Use sua inteligência de ser humano, você é capaz.
E Volte Sempre!

 
Copyright 2012 Tensitude Máxima. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates