OOOI pessoal! Depois de tanto tempo afastado do blog eu voltei. Os estudos estão me matando aos poucos rs, por isso fiquei este tempão afastado. Mas agora to aqui, e hoje escreverei sobre um clipe que eu achei que foi o clipe do ano: Judas! da #lokaloka Lady Gaga.
Que clipe tão aguardado, meu Deus. Quando lançou a música pela internet eu achei um máximo, continuo achando, e logo pensei: imagina como será o clipe? Vai causar muito! Vai ousar mais atrevido. Depois de dias, semanas e meses de espera ele não lança. Estavam todos aguardando o clipe no domingo de Páscoa, mas Gaga não lançou, acho que os religiosos proibiram, pois assim que lançou a música, foi retirada da internet. Líderes religiosos consideram-na blasfêmia, mas depois, voltou à internet. Houve boatos que o clipe lançaria no American Idol segunda-feira (02/05), onde a Jennifer Lopez lançou “On the floor”, mas Judas não saiu quentinho do forno. E chegou quinta-feira (05/05), o clipe “vazou” na internet e todos os Little Monsters puderam ver.
Antes de falar sobre o clipe devo ressaltar a música e letra. Não houve ser musical que não dançou a canção, ou melhor, o hit. Simplesmente é fantástica. Ritmo ultra dançante, mistura de um com um rock e electro music fez virar outro das coleções de sucessos de gaga. Eu aposto que não sairá das baladas e quem sabe das rádios e tops. A letra? Ah bem estilo gaga, super impactante, polêmica, porém super crítica. Não vou julgar que ela seja isso e aquilo, pois sou um mero ser humano e não quero expor minha opinião sobre tais “apelações”.
“É um manifesto cultural. É uma metáfora, não uma aula bíblica”- Lady Gaga
Bem, agora vamos ao clipe. O mesmo, começa com um “rolê” de uma gangue de motoqueiros roqueiros representando os 12 apóstolos de Jesus. A Mother Monster interpreta Maria Madalena, e vem na garupa da moto de Jesus, simbolizando que Maria Madalena era uma grande amada de Jesus pois por mais que ela fosse meretriz, era uma mulher guerreira. E afinal? “Quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Uma foto do início do clipe foi postada no twitter oficial da gaga antes do lançamento do clipe, então já dava pra ter uma noção do que viria pela frente. A cena lembra muito o clipe Highway to Hell da enigmática banda AC/DC.
Logo após a entrada, Gaga vai com os discípulos e Jesus a uma “festa underground” em uma boate chamada “Electro Chapel” – Capela Electro. Nela, lady gaga faz suas dançinhas marcantes, com direito até “coraçãozinho”, usando desde um traje íntimo vermelho “a la dança do ventre rs” a um visual roqueira valorizando o preto e os detalhes vermelhos do batom, acessórios bem rock ‘n’ roll. Ah, o batom. Gaga ameaça Judas com uma arma, onde eu pensei que fosse de verdade, mas não, é uma arma com munição de batom *o* sim, ela defende o “traidor”.
O clipe Judas explora vários fatos bíblicos relacionados a Jesus e Judas, desde o lava pés, até o beijo falso de Judas em Jesus. Não poso negar que não ri com o clipe na parte de que ela é enxurrada pelo jato de água e quando ela prosta-se para Jesus, gente as carinhas dela são muito engraçadas que vão virar emoticon, tenho certeza.
O final do clipe tinha que abalar, e ela abalou. O clipe termina com gaga vestindo um vestido branco e prateado, representado a “Santa Tola”, sendo apedrejada por fiéis e o clássico choro de gaga no final do clipe.
O clipe se passa e a mensagem fica. Por mais que ele esteja retratando temas bíblicos, o conjunto: música, letra e clipe, nos fazem refletir de que muitas atrocidades, ouso dizer, feitas pelo ser humano continuam a existir. O preconceito, a falta de perdão e de amor, o julgamento, tudo isso vai caracterizando o humano e estragando a sua índole e caráter. Sabe o que falta? Amor ao próximo. Falta também perseverança nessa luta chamada VIDA. Falta fé no coração. E como devemos solucionar esse problema? Novamente amando ao próximo. Temos que perceber que somo espelhos, onde um é igual ao outro, mesmo que não fisicamente, mas fomos feitos a imagem e semelhança de um Deus que é vivo, eu creio e acredito. Quer acreditar e seguir também? Basta tomar uma decisão, são vários os caminhos, você tem que escolher apenas um. Você será guiado, mas para o Bem ou para o Mal. É sua a escolha. E não é por essa mega produção de 10 milhões de dólares que você mudará de opinião, sabe como é? Você acreditar e ter fé, perseverar e nunca, nunca desistir, pois o que é seu está bem guardado!
Bem pessoal espero que tenham gostado de ler o post assim como eu gostei de escrever. Aguardem, pois viram várias outras novidades no tensitude!
Gabriel Almeida